segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Dietas Hipocalóricas ou de Emagrecimento


Informações

É hora de pensar com a cabeça saudável e procurar informações, quanto mais melhor, neste momento o conhecimento é primordial. Achei este site...
Gostei e trouxe para os que como eu querem se cuidar...

Para que o indivíduo perca peso, é necessário a ingestão de uma dieta hipocalórica ou seja, o valor calórico total das refeições do dia deve ser menor do que a necessidade do organismo. Assim, recomenda-se que a quantidade de comida com alto teor calórico seja diminuída ou substituída por outros alimentos que contenham menos calorias. É importante salientar que a proporção de carboidratos, proteínas e lipídeos deve ser obedecida bem como, as recomendações das vitaminas e sais minerais.

Para que haja a redução de gordura corporal, caracterizando o emagrecimento, é necessário que haja um déficit de energia, ou seja, a quantidade de energia ingerida deve ser menor do que a quantidade gasta. Assim, para a obtenção do "combustível" que faz a máquina humana funcionar, o organismo irá adquirí-lo através da degradação da gordura. Entretanto, a dieta não poderá ser pobre em carboidratos (que é a primeira fonte de energia) pois, se isso ocorrer o corpo irá mobilizar a glicose muscular, fazendo com que ocorra diminuição da quantidade de músculo e não de gordura corporal sendo isso, o inverso do que se deseja.

Além disso, para ajudar a aumentar a necessidade de energia do organismo, objetivando o aumento do déficit calórico, recomenda-se a prática de exercícios como natação, caminhadas, vôlei ou seja, atividades em que o indivíduo se movimente bastante.

A quantidade de energia total da refeição de um dia não poderá ser menor do que 800 Kcal. Mas, sabendo-se que a necessidade de energia depende de fatores como idade, estatura, peso e atividade física é recomendado que seja feito o acompanhamento da dieta por um nutricionista.

A seguir, tem-se algumas orientação que podem ser seguidas e que contribuirão para a redução de peso. Mas não se esqueça: emagrecer e manter o peso exige educação alimentar, atividade física, persistência, controle e determinação para se alcançar o objetivo.

1. Estabeleça horários para as refeições que devem ser no mínimo cinco (café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar).

2. Diminua a quantidade de alimentos ingeridos mas, no início, não abra mão das suas preferências. Por exemplo, se você come 1 barra de 30 gramas chocolate todos os dias passe a comer metade dela. Lembre-se: o radicalismo só vai aumentar as chances de você não alcançar o seu objetivo!

3. Adote a prática de atividade física. Mas tenha em mente que você não quer ser um atleta de elite apenas se movimentar mais. Então, não precisa malhar 4 horas por dia nos sete dias da semana. Inicie fazendo uma caminha, 3 vezes por semana durante 40 minutos por sessão.

4. Passe a ingerir alimento light ou diet mas, leia os rótulos dos alimentos, principalmente dos diet pois eles podem conter maior quantidade de calorias do que os alimentos "normais". Um exemplo típico são os chocolates diets que possuem maior quantidade de gordura aumentando o seu valor calórico.

5. Substitua o leite e seus derivados integrais pelos desnatados; queijos "amarelos" (mussarela, prato, cheedar, gorgonzola) pelos "brancos" (ricota, cottage, de minas).

6. Utilize adoçantes artificiais.

7. Inicie as refeições sempre por uma farta salada.

8. Faça as carnes grelhadas ou assadas. Fuja dos molhos, frituras e ensopados.

9. Beba bastante água durante o dia. Nas refeições prefira suco de frutas a refrigerantes. Se isso não for possível, prefira os diets ou lights.

10. Você possui algo muito importante: o "livre arbítrio". Assim, quando te oferecerem a torta mais calórica e que certamente é a que você mais venera, você terá duas opções: aceitar ou não. Então, pense no que te dará mais satisfação DEPOIS de comer. O peso na consciência se disser "sim" ou as calorias a menos se você disser "não".

(http://educanutricao.blogspot.com/2008/03/dietas-hipocalricas-ou-de-emagrecimento.html)

Nenhum comentário: